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DÚVIDAS FREQUENTES

Conheça nossos procedimentos. Demais dúvidas, por favor, entre em contato através do nosso formulário no link contato ou pelo telefone.



Tombo - Layout Vertical e Formatos Menores
Muitos se confundem na hora de fechar um layout vertical. Mas o padrão é bem simples. Neste caso, o material deve ficar da seguinte maneira: Frente>Topo para a esquerda, e Verso>Topo para a Direita. O mesmo se aplica para os demais formatos como Flyers, Folhetos, Postais, etc.

Tombo

O Verniz localizado deve seguir a mesma referência.

FORMATOS MENORES

Layouts menores que os padrões apresentados pelos gabaritos, colocá-los no gabarito referênte ao produto e seguir a ordem de deslocamento conforme a o exemplo abaixo:
Formatos Menores

Obs.: Para outros formatos diferenciados seguir o mesmo, mas sempre utilizando como base o módulo do gabarito correspondente ao produto comprado e no caso do verniz localizado colocar a posição da máscara da mesma forma que o posicionamento da frente e o verso.

Incorporação de Fonte X5/X6
Antes de iniciar seu trabalho, vamos configurar o gerenciamento de cores. O aplicativo tem controles de cores concebidos para ajudá-lo a obter as melhores correspondências de cores possíveis. Para acessá-lo vá até o menu Ferramentas>Gerenciamento de cores>Configurações padrão.

Gerenciamento de Cores
Configure o Gerenciador de acordo com a imagem abaixo:
Gerenciamento de Cores


Salve o gerenciamento configurado.
Salvar configurações

Publicação em PDF x-1A
Após configurado o Gerenciamento de Cores, iremos configurar agora a publicação do PDF/X-1a. Vá até o menu Arquivo>Publicar em PDF... Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em configurar.



Em Predefinição de PDF, selecione: PDF/X-1a e em seguida clique em Configurar.



Na aba "Geral" em Faixa de exportação deixe selecionado a opção "Documento atual" e em "Predefinição de PDF" e "Compatibilidade" deixe como a figura abaixo:


Na aba "Cor" em "Gerenciamento de Cores" deixe selecionado a opção "Usar configurações de cor do documento" e "Saída de Cores": CMYK e em "Outros controles de cor" desmarque as opções: "Preservar impressões sobrepostas do documento" e "Sempre imprimir sobreposições de preto".



Na aba "Objetos" em "Compactação do bitmap" deixe a opção "ZIP", altere os valores e marque as opções como a figura abaixo:



Após as configurações anteriores voltamos para a aba "Geral" para salvar as configurações. Em "Predefinição de PDF" ao lado clique no botão + e salve a predefinição com o nome que desejar.



Pronto, agora o seu CorelDRAW® está configurado para publicar o PDF/X1-a de acordo com o nosso padrão.

Publicação em X-1A | Photoshop
Para configurar o Adobe Photoshop para o envio de arquivos em PDF/X1-a, siga as instruções.
Vá até o menu ''File'' e selecione ''Save As''. Na nova Janela, em Format, selecione Photoshop PDF e clique em Salvar.

Publicar PDF

Na próxima janela que se abrir, configure o campo: ''Adobe PDF Preset'' para "PDF/X-1a:2001".

Predefinição

Na Aba Compression configure conforme a imagem abaixo:

compression Photoshop

Na Aba Output, em ''Color'' selecione em ''Destination'' a opção: " U.S. Web Coated (SWOP) v2"
Geral

Clique em "Save Preset..." para salvar as definições, salve com o nome que desejar.
Cor
Objetos

Pronto, agora o seu Adobe Photoshop está configurado para publicar o PDF/X1-a de acordo com o nosso padrão.

Propriedades do Documento
Para obter maiores informações dos objetos, bitmaps e preenchimentos. Vá até o menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se contém bitmaps, objetos e preenchimentos em outros padrões como na imagem abaixo:

Propriedades do documento
Nas propriedades do documento pode-se obter muitas informações a respeito do arquivo, separado por categorias. Essas informações pode evitar que seu arquivo seja parado por problemas de fontes ou Preenchimentos, que é algo comum.
Dica: Se atente aos detalhes, principalmente para as cores diferenciadas do CMYK, como: RGB, PANTONE® e entre outras, pois quando convertidas em CMYK pode ocorrer variações muito bruscas com relação a cor original.

Gabaritos
1) Faça o download do gabarito. Usaremos o gabarito do Cartão de Visita 4x0 neste exemplo.

2) o abrir o arquivo no seu CorelDRAW®, observe que existem linhas guia para auxiliar no posicionamento da arte. Elas estão divididas em 3 cores: Azul, Vermelha e Verde.


(AZUL) Formato com sangria

- O fundo do layout deve respeitar este alinhamento para que seja feito um refile com perfeição sem marcas brancas indesejadas. Se estiver usando um bitmap maior que a margem determinada corte com a ferramenta "Forma (F10)" e depois marque a opção "Cortar Bitmap" como na imagem abaixo. Utilize esta marcação para todo bitmap que estiver cortado desta forma.


(VERMELHA) Formato Final

- Esta linha marca onde será o corte final do produto.

Obs.: Poderá haver variações no corte, portanto evite utilizar bordas no layout, caso contrário poderá obter resultados como na figura abaixo.

Refile

(VERDE) Margem de Segurança

- Esta é a margem para que os textos e objetos permaneçam em uma linha segura e uniforme no layout.

Obs.: Estas margens devem ser respeitadas categoricamente. Caso o arquivo não esteja nestes padrões de limites, ele será colocado em aguardo para contato ou envio de novo layout.

No caso de impressões "frente e verso" utilize o mesmo padrão da frente para o verso, como na imagem abaixo.

Converter em Curvas
Para esta padronização vamos dividir os objetos em 2 categorias:

Neste caso você deve convertê-los em curvas. Para converter todo texto de uma só vez, selecione todos os objetos (Ctrl+A), clique no botão "Desagrupar Tudo", e vá ao menu Editar>Selecionar Tudo>Texto. Este comando irá selecionar todas as fontes utilizadas no seu layout. Depois, é só converter em curvas (Ctrl+Q). Se preferir converta cada objeto de texto separadamente.

Obs.: Caso possua textos dentro de algum Power Clip, deverá entrar no efeito e converte-los manualmente, pois o processo explicado acima não o localiza.

Para saber se ainda existem fontes em seu arquivo acesse o menu Arquivo>Propriedades do documento. assim é possivel verificar se ainda existe algum texto utilizando fontes.


Se mesmo assim existir alguma fonte na listagem "Fontes usadas", vá até o menu Editar>Localizar e substituir>Localizar objetos e siga os seguintes passos: selecione "Começar nova pesquisa" em seguida assinale "Texto", na terceira e quarta janela apenas avance e conclua.



DICAS: Evite utilizar fontes menores que 8pt, letras finas sobre cores compostas, principalmente sobre preto 100% 4 cores. Cuidado também com textos com muitos nós, por isso nunca solde todo o texto em um objeto só, utilize simplesmente a função "Agrupar", é aconselhável conter no máximo 900 nós por objeto.

(É recomendado sempre conferir se a conversão não gerou nenhum erro, pois pode haver mudanças de contorno ou sobreposição de letras. Cuidado também para não salvar o arquivo com o mesmo nome, pois uma vez convertido em curvas você não poderá mais alterar o texto.)


Efeitos e preenchimento
Para os layouts com muitos efeitos (Lentes, PowerClips, Sombreamentos, Degradês e etc.) é necessário ter uma atenção especial, pois ai estão as maiores dificuldades na hora de fechar seu arquivo, e para isso tem que convertê-los em Bitmap CMYK.
Exemplo:

Efeitos

No caso de efeitos em grupo, como sombreamentos e transparências, tecle a função "Separar" (Ctrl+K) para separar o efeito do objeto principal. Em seguida selecione somente o efeito e vá ao menu Bitmaps>Converter em Bitmap. Configure com 300dpi, Suavização de serrilhado e Fundo transparente conforme imagem abaixo.

Bitmap
Siga o mesmo procedimento em todos os efeitos, bitmaps, envelopes, distorção e preenchimentos degradês.

Obs.: Converta qualquer efeito ou imagem que contenha ângulo de rotação. Pois a imagem poderá voltar ao seu estado normal de ângulo "0".

Rotação

DICA: Toda conversão inutiliza as funções antigas do objeto. Portanto salve este arquivo com outro nome, por exemplo "cartao_fechado.cdr".

Incorporação de Fontes
O envio de arquivos em PDF X/1-a possibilita o processo de incorporação de fontes, que agiliza o processo de fechamento dos arquivos. Algumas fontes, porém, possuem direitos de cópia (copyright) e portanto não poderão ser incorporadas ao documento. Nestes casos, os textos do arquivo deverão ser convertidos em curvas antes da exportação para o formato PDF. Veja como realizar este processo:

CorelDRAW®
Para converter todos os textos do arquivo vá até o menu Editar>Selecionar Tudo>Texto e em seguida aplique o comando Ctrl+Q (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.

Photoshop
Selecione a layer de texto e com o botão direito do mouse clique em "Convert to Shape".

Illustrator e InDesign
Selecione o texto com o botão direito do mouse e clique em "Create Outlines" ou pressione o comando Ctrl+Shift+O ou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.

Azul Marinho
No momento em que vai desenvolver o seu layout sempre fica a dúvida: É azul marinho ou roxo? Pois quando utilizada a cor Azul Marinho padrão do Corel Draw o impresso fica numa tonalidade totalmente diferente da apresentada em tela.
Para que isso não ocorra vamos demonstrar qual composição utilizar para se obter um Azul Marinho próximo do proposto.

Por padrão o Azul Marinho do Corel Draw é:



Para se obter a cor próxima ao Azul Marinho recomendamos:



Para deixar o azul mais escuro basta apenas adicionar mais porcentagem na composição "K" que representa o preto.
Para ter uma noção da diferença de tonalidade do impresso veja na imagem abaixo.

NF E IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS)
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS)
Lançamento e Recolhimento

Regra Geral

O sujeito passivo deve recolher até o dia 10 (dez) de cada mês, o ISS correspondente aos serviços prestados, tomados ou intermediados de terceiros, relativos ao mês anterior. O recolhimento deve ser efetuado por meio do Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (Damsp), emitido via internet (https://www3.prefeitura.sp.gov.br/damsp_iss/App/f002_dados.aspx).

O Damsp poderá ser emitido para tributos vincendos e vencidos já com o cálculo dos encargos legais e atualização monetária.

Nos casos de prestações de serviços registradas em Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), a guia de recolhimento do ISS deverá ser emitida diretamente na página da NFS-e (http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/).

Os contribuintes tributados pelo Simples Nacional (Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar 123/2006) deverão recolher o ISS próprio por meio do DAS, disponível no endereço eletrônico da Receita Federal do Brasil.

Vencimento (Regra Geral e Exceções): (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iss/index.php?p=2498).

Recolhimento

O recolhimento do ISS pode ser efetuado nos bancos autorizados por meio do Damsp (Documento de Arrecadação do Município de São Paulo) ou via ATM (Sistema de Pagamentos On-line).

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/pagamentodetributos/index.php?p=2522
Para consultar a relação dos bancos conveniados e obter mais informações sobre essas duas formas de pagamento.

Máscara de Verniz Localizada
Para criar a Máscara de Verniz Localizado primeiro duplique o layout conforme a imagem abaixo. Em seguida apague as áreas que não terão aplicação de verniz localizado e converta os objetos na cor magenta.



Para aplicar em fotos a cor magenta você precisa recortá-las.


Se não deseja utilizar um vetor ou já possui a imagem recortada em outro programa como Photoshop, siga as instruções abaixo:

a) Já sem o fundo, converta a imagem em BITMAP com fundo transparente. Menu Bitmaps > Converter em Bitmap. Conforme imagem abaixo.



b) Acesse o Menu Efeitos>Ajustar>Brilho/Contraste/Intensidade e ajuste os 3 itens para (-100).



c) Entre no menu Efeitos>Ajustar>Misturador de Canais, selecione na guia "Canal de Saída" as cores:

Misturador de Canais

"Ciano" e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

"Magenta" e altere todos os canais para: 200% (C:200 M:200 Y:200 K: 200)

"Amarelo" e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

"Preto" e altere todos os canais para: 0% (C:0 M:0 Y:0 K: 0)

Assim a imagem ficará 100% magenta.


Obs.: Cuidado para não mover os objetos neste processo, caso contrário o verniz sairá na posição incorreta.

Verso 4x1 e Verso 4x2 Cores
Iremos abordar agora como transformar o verso do seu arquivo para 4x1 cor e 4x2 cores.
VERSO 4X1

Selecione a imagem que será convertida e vá até o menu Bitmaps>Converter em Bitmap em resolução deixe 300dpi e em Modo de cor deixe a opção Tons de cinza (8 bits). Deixe marcado as opções: Suavização de serrilhado e Fundo transparente.


Iremos abordar agora como transformar o verso do seu arquivo para 4x1 cor e 4x2 cores.
VERSO 4X1

Selecione a imagem que será convertida e vá até o menu Bitmaps>Converter em Bitmap em resolução deixe 300dpi e em Modo de cor deixe a opção Tons de cinza (8 bits). Deixe marcado as opções: Suavização de serrilhado e Fundo transparente.



VERSO 4X2

Selecione a imagem que será convertida e vá até o menu Bitmaps>Converter em Bitmap em resolução deixe 300dpi e em Modo de cor deixe a opção Cor CMYK (32 bit). Deixe marcado as opções: Suavização de serrilhado e Fundo transparente.

Obs.: Verifique sempre se a imagem está convertida em CMYK (32 bit), pois se a mesma estiver em RGB este processo não será válido.

Após convertida a imagem vá ao menu Efeitos>Ajustar>Misturador de Canais. Em Modelo de Cor verifique se está em CMYK e no Canal de saída com o Ciano selecionado deixe "0" todos os valores dos Canais de entrada como na imagem abaixo:



No Canal de saída Magenta deixe "0" para os Canais de entrada, da mesma forma que o Ciano.

Misturador de Canais
No Canal de Saída Amarelo pode ser modificado os Canais de entrada Ciano - Magenta - Amarelo e Preto, dependendo da cor da imagem que será convertida. No exemplo usamos M:30 Y:100 no Canal de Saída Amarelo e no Canal de saída Preto usamos K:100.



Imagem usada no exemplo:

Gold Stamping
Para aplicar o efeito Gold Stamping no seu material, será necessário a aplicação de uma cor especial: PANTONE 871 C

Para agilizar esse procedimento disponibilizamos uma paleta com essa cor para download: Paleta Especial

Após efetuar o Download clique com o botão direito no arquivo especial.zip e depois em extrair aqui.



Para adptá-la ao seu Corel Draw, siga os próximos passos:
Vá ao menu: Janela>Paleta de Cores>Abrir paleta...



Encontre o arquivo da paleta que acabou de efetuar o Download.

Por padrão o Corel Draw vai visualizar os arquivos com opções "*.xml" (lado direito da janela)



Mude para: Paleta personalizada herdada (*.cpl)



Dessa forma irá visualizar a paleta especial.cpl. Selecione-a e clique em "Abrir"

Irá aparecer ao lado da sua paleta de cores CMYK.



Agora poderemos aplicar a cor no layout.

Para a aplicação "Selecione" o objeto do arquivo e aplique a cor da Paleta Especial (PANTONE 871 C)
(Arquivo selecionado e com aplicação)



O seu arquivo deve conter apenas duas páginas, sendo frente com aplicação da cor Gold Stamping (PANTONE 871 C) e os demais elementos em CMYK e o verso somente em CMYK.



Obs.: Desenvolva o seu layout normalmente, e onde irá conter a aplicação do Gold Stamping é só aplicar a cor PANTONE 871 C no mesmo arquivo, não precisando colocá-lo numa segunda página.

Corte Especial
Iremos abortar o processo de como desenvolver um cartão de visita com corte especial.

Utilizaremos o exemplo abaixo:



Primeiro verifique se o layout está seguindo os padrões das margens de segurança:



Feito isso desenhe a faca de acordo com as forma dos objetos de sua preferencia, sendo ela no formato final 47x87mm, sempre deixando uma parte para sangria. Veja o exemplo abaixo:


Após ter desenhado o layout da faca será necessário deixar as bordas com raio de 0,5mm. Para fazer essa aplicação clique em: Janela>Janelas de encaixe>Filete/Vieira/Chanfro.



irá abrir a seguinte janela:



Coloque o valor de 0,5mm de raio. Selecione o objeto e clique em Aplicar.

A forma ficará como o exemplo:



Assim, no acabamento o material ficará com melhor qualidade, evitando que as pontas fiquem amassadas, diminuindo o impacto devido as partes arredondadas.

Feito isso deixe o seu objeto de faca na ultima página do seu gabarito



Pronto, o seu layout com faca especial está pronto para ser enviado para a Gráfica.

Imã de Geladeira
Para desenvolver um imã com corte especial será necessário conhecer sobre as margens de segurança e limites de sangria, para isso veja o exemplo abaixo com as medidas.



Para fazer o imã com corte especial, o mesmo deverá seguir as mesmas medidas de segurança do imã com corte reto. Veja o exemplo:


Após o desenvolvimento da faca recorte, mude o contorno para o padrão PANTONE 871C, Download da Paleta Especial (Caso tenha dúvidas de como instalar a paleta, consulte o Tutorial Gold Stamping). Deixe a Faca junto com a arte que receberá o corte especial na mesma página. Veja o exemplo:





Após colocar o layout da faca sobre a arte, publique seu arquivo em PDF/X-1a.
(Caso tenha dúvidas, consulte o Tutorial: PDF/X-1a - CorelDraw, Photoshop, Illustrator ou InDesign)

Banners e Adesivos

Ao exportar ou salvar o seu arquivo verifique se a resolução está em 200dpi, no tamanho original. Não exporte ou salve com menor resolução, pois toda a arte poderá ficar desfocada ou quadriculada., perdendo a qualidade.

No Corel Draw, no momento da exportação para JPG faça o ajuste no seguinte campo:


exemplo 60x90cm
No Photoshop, antes de desenvolver o seu layout, configure conforme o exemplo:

Photoshop
Configuração de Layout no Photoshop
Abaixo uma comparação de resolução:


Alta Resolução Baixa Resolução
Não é possível aumentar a resolução de uma imagem que já está em baixa, portanto ao converter uma imagem em baixa resolução para maior resolução a mesma irá desfocar, conforme exemplo abaixo.


Imagem desfocada



BANNERS COM ILHÓS
Ao desenvolver um layout de banner com acabamento em ilhós, siga a orientação dos gabaritos.
Atente-se a margem de 3cm para colocação do ilhós, conforme imagem do gabarito:


Exemplo do Gabarito Ilhós
Pois informações importantes poderão se tornar ilegíveis após a aplicação do ilhós, conforme exemplo:


Layout sem aplicação do ilhós



Layout com aplicação do ilhós, sem respeitar as margens de segurança



ADESIVO VINIL
A impressão em adesivo vinil não tem a mesma qualidade de uma impressão em Off-Set. Por este motivo devemos atentar-se aos itens colocados no layout, como por exemplo: Fonte.

O tamanho mínimo de fonte para adesivo vinil é 9pt, menor que isso poderá causar ilegibilidade.

Veja exemplo:


Layout impresso em Adesivo Vinil



Layout enviado pelo cliente



ADESIVO VINIL - CORTE ESPECIAL
Para o Adesivo Vinil com Corte Especial, trabalhamos com um formato mínimo: 10x10cm (Recortes personalizados). Para formatos padrões, Redondos ou Quadrados o formato mínimo deve ser 4x4cm.

Ao desenvolver a faca do layout, não deixe pontas muito próximas ou com cortes internos, pois, no momento em que for retirar para aplicação o mesmo poderá sofrer danos ou até mesmo descolar facilmente do local aplicado. Veja os exemplos:


Forma Correta Forma Incorreta



ADESIVO MICROPERFURADO
O Adesivo microperfurado possibilita uma maior visibilidade da sua propaganda. Indicado para aplicações em carros, vitrines em geral. A aplicação não atrapalha a visualização interna para o lado externo do carro ou estabelecimento, garantindo que sua propaganda fique legível para visualização externa. O mesmo é composto por vários furos circulares, e exige que as informações do layout estejam bem legíveis.
Vamos citar o exemplo de um layout com endereço e número de telefone, onde a aplicação será no vidro de um carro.

Se as fontes estiverem menores que 60pt, as informações ficarão ilegíveis, pois os furos do adesivo microperfurado tem o raio 0,5mm, com distância de 1mm para o outro furo, logo o tamanho de fonte mais adequado e legível para esse tipo de impressão é de no mínimo 60pt.

Veja o exemplo:


Exemplo de layout


Tamanho de Fonte utilizado: 24pt


Tamanho de Fonte utilizado: 60pt


Tamanho de Fonte utilizado: 100pt
Pronto! Seguinto as orientações citadas neste tutorial, você terá maior garantia e evitará transtornos ao oferecer ao seu cliente o máximo de qualidade independente do produto.

Blocos e Talões
Blocos e Talões são produtos que contam com acabamentos específicos e exigem cuidados especiais no processo de produção. Para a correta confecção destes produtos, incluímos aos gabaritos elementos que simbolizam o acabamento padrão de ambos. Estes elementos estão preenchidos com a cor PANTONE 871 C.
A figura abaixo representa a aplicação de arte final ao gabarito de blocos:

bloco
Estes elementos foram adicionados ao gabarito com a finalidade de evitar a ocorrência de não conformidade da arte final. Por isso, respeite os limites impostos por estes elementos. Veja no exemplo abaixo, como deve ser uma correta aplicação do layout ao gabarito de talões:

talao
Este espaço pré-determinado de 15 mm, consiste no espaço ideal para a aplicação da serrilha e dos grampos nos talões, sem prejuízo do layout.
Respeitando este espaço e as margens determinadas pelas linhas-guia, seu arquivo estará adequado para a produção.
No caso de seu pedido ser referente à talões numerados, atente-se em respeitar o espaço mínimo para a confecção da numeração. Abaixo, mostramos como deve ser feita a solicitação de numeração.

talao4

Caso seu pedido tenha 02 campos de numeração, estes devem estar alinhados, como mostra o exemplo abaixo:

talao5

Para aplicar a Numeração no seu material, será necessário a aplicação de uma cor especial: PANTONE 871 C
Para agilizar esse procedimento disponibilizamos uma paleta com essa cor para download: Paleta Especial

Após efetuar o Download clique com o botão direito no arquivo especial.zip e depois em extrair

Qual a diferença entre papel Reciclado e Reciclato?
Procurando por essa pergunta no Google, você encontra entre as muitas, a seguinte resposta: “A única diferença é o erro na grafia da palavra ‘reciclato’”. Essa resposta está errada. Existe diferença e a grafia está correta. Vamos entender a diferença:
O papel Reciclato é produzido por uma empresa de papel e celulose, é o primeiro papel off set 100% reciclado e feito em escala industrial no Brasil, a partir de aparas pré (75% da composição, correspondendo ao material reciclado dentro da fábrica) e pós-consumo (25% de material vendo de coleta urbana). Só pra complementar, aparas são sobras dos cortes de acabamento de papel, filmes plásticos, ou papéis já usados. Esse tipo de pepel (off set) costuma ter fins comerciais/promocionais, sendo bastante usado no meio publicitário.



Já o papel Reciclado é feito de material 100% descartado, por isso ele possui aparência mais áspera e não possui qualidade para ser utilizado como um papel comum. Este pode ser feito com papelão, rolinhos de papel toalha e higiênico, variados tipos de papeis com diversas finalidades.



Resumindo, o Reciclato é mais “puro”, suave e claro, enquanto o Reciclado é mais “rústico” como é possível perceber nas imagens. O papel Reciclato não é branco porque para isso necessitaria do uso de produtos químicos e sob estas condições ele deixaria de ser ecologicamente correto.

Cores
Cores: Para evitar problemas com as cores é necessário que o layout seja enviado em padrão CMYK. Para isso você deve conferir se existe algum objeto em outros padrões como RGB ou PANTONE®. Vá até o menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se existe bitmaps ou preenchimentos em outros padrões como na imagem abaixo:


Se existir, volte para o layout e converta-os em CMYK. A mudança poderá ser feita na paleta de cores padrão do CorelDRAW®, já as imagens é necessário convertê-las em Bitmap CMYK.

Dicas: No caso de preto chapado, se desejar um preto mais vivo utilize a combinação C30% M0% Y0% K100%, caso contrário o preto poderá sair com tons acinzentados.

Preto_composto
Para que o preenchimento degradê para o preto seja natural, é necessário calçá-lo com a cor do degradê, ou as cores intermediárias poderão parecer desbotadas.

degrade
Obs.: Mesmo com todos estes procedimentos pode ocorrer variações de até 10% nas cores, mesmo tratando-se de um mesmo arquivo.

Variação de cor

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